data de lançamento:2025-03-26 19:31 tempo visitado:200
O chanceler Wang Yipg soft fortune rabbit demo, em entrevista coletiva nesta sexta (7), afirmou que a China e os países latino-americanos vão aproveitar seu encontro programado para maio, em Pequim, para "atravessar montanhas e oceanos e, independentemente de todas as perturbações, levar a cooperação China-América Latina a um novo patamar".
Foi em resposta a uma pergunta da Folha, relativa às pressões do novo governo americano sobre Panamá e outras nações, contra a China na região.

Consultado por telefone, o assessor especial da Presidência, Celso Amorim, disse que Lula deve participar do encontro de maio na capital chinesa, o chamado Fórum China-Celac (Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos), que ocorre anualmente e está completando uma década.

Em sua resposta, Wang falou que "a cooperação China-América Latina é uma cooperação Sul-Sul, com apenas apoio mútuo e sem cálculos geopolíticos". Pequim "nunca busca esferas de influência nem mira nenhum lado", disse, em transcrição e tradução feitas com apoio de jornalistas chineses.
Segurança e Diversão — Divirta-se com segurança no ZA9BET e aproveite os melhores palpites. Melhor..."O que os povos latino-americanos querem construir é a sua própria casa, não o quintal de outras pessoas", disse Wang, em referência aos que descrevem a região como quintal dos Estados Unidos.
"O que os países latino-americanos esperam é independência, não monroísmo", acrescentou, em aparente referência à Doutrina Monroe, dos EUA, que preconiza que o Hemisfério Ocidental é para os americanos, não potências de fora.
"A razão pela qual a cooperação China-América Latina é popular é que ela respeita a vontade dos povos latino-americanos, atende às necessidades dos países e fornece uma alternativa confiável e ampla perspectiva para a revitalização da América Latina", completou.
fortunetigerQuanto ao fórum, Lula e o líder chinês, Xi Jinping, estarão antes em Moscou com o presidente russo, Vladimir Putin, em 9 de maio, para comemorar o Dia da Vitória --os 80 anos da capitulação da Alemanha na Grande Guerra Patriótica, como é chamada a Segunda Guerra Mundial na Rússia.
O presidente brasileiro deve viajar após um ou dois dias para Pequim, mas antes é preciso alterar a data do fórum, que estava marcada para uma semana depois. "Tem que aproximar essas datas, isso é uma coisa que estão discutindo, o Itamaraty é que está levando", diz Amorim. "Mas são detalhes. Os chineses querem muito que Lula vá."
fortune tigreNa coletiva, realizada no âmbito das chamadas Duas Sessões, os encontros anuais paralelos da Assembleia Popular Nacional e da Conferência Consultiva, Wang privilegiou questões levantadas por veículos oficiais chineses e de países do grupo Brics, como Índia, Indonésia e Nigéria --com perguntas sobre a relação de Pequim com seus países e regiões.
Em relação à primeira, falou, em nova menção indireta aos EUA: "Como membros importantes do sul global, temos a responsabilidade de assumir a liderança na oposição ao hegemonismo. Quando a China e a Índia se unem, as perspectivas de um sul global mais forte melhorarão muito".
Usando seguidamente a expressão, relativa aos emergentes, disse que "o sul global é uma força chave para a manutenção da paz mundial". Ele deve "falar com uma só voz", se unir. "Nós lutamos contra o colonialismo e contra o hegemonismo juntos", argumentou.
Também ouviu questões de mídia ocidental, como CNN e agência Reuters. Tendo como alvo não explicitado o presidente americano, Donald Trump, questionou o "bullying" contra países mais fracos e as "tarifas arbitrárias" adotadas no último mês e meio.
benefício do assinante
Você tem 7 acessos por dia para dar de presente. Qualquer pessoa que não é assinante poderá ler.
benefício do assinante
Assinantes podem liberar 7 acessos por dia para conteúdos da Folha.
Já é assinante? Faça seu login ASSINE A FOLHARecurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
Leia tudo sobre o tema e siga:
América Latina Ásia China Donald Trump Estados Unidos Lula Panamá pequim sua assinatura pode valer ainda maisVocê já conhece as vantagens de ser assinante da Folha? Além de ter acesso a reportagens e colunas, você conta com newsletters exclusivas (conheça aqui). Também pode baixar nosso aplicativo gratuito na Apple Store ou na Google Play para receber alertas das principais notícias do dia. A sua assinatura nos ajuda a fazer um jornalismo independente e de qualidade. Obrigado!
sua assinatura vale muitoMais de 180 reportagens e análises publicadas a cada dia. Um time com mais de 200 colunistas e blogueiros. Um jornalismo profissional que fiscaliza o poder público, veicula notícias proveitosas e inspiradoras, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo?
ASSINE POR R$ 1,90 NO 1º MÊS Envie sua notícia Erramos? Endereço da página https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2025/03/em-coletiva-chanceler-chines-busca-unir-emergentes-contra-perturbacoes-dos-eua.shtml Comentários Termos e condições Todos os comentários Comente Comentar é exclusividade para assinantes. Assine a Folha por R$ 1,90 no 1º mês lá fora Viva a Paixão do Jogo


Na Cosan, futuro se constrói com investimento nas pessoas


Laboratório de bioskills com treinamento em cadáveres frescos chega ao coração de São Paulo


Como a biometria vai revolucionar a segurança e a facilidade das compras online
fortune tiger jogo

Previdência privada viabiliza projetos de vida


Avanço da inteligência artificial exige forma de verificação humana anônima e segura
fortune tigre

Saiba o que está em alta no mercado imobiliário


Ferramentas de retail media da Shopee ampliam vendas de grandes marcas


Mais de 20 milhões já usaram Uber Moto no Brasil


Projeto da Rede D'Or inova no enfrentamento de novas doenças


Histórias do Desenvolvimento 3: conheça o programa de financiamento Finame


PepsiCo investe em sustentabilidade e transforma o negócio


Aço ecoeficiente é inovação da ArcelorMittal para contribuir com transição energética


Planeje seu investimento e realize o sonho da casa própria; confira o especial Ano Novo, Casa Nova


Aço inteligente da ArcelorMittal permite obras mais sustentáveis, rápidas e eficientes


Ambiente seguro e infraestrutura atraem investimentos e colocam Minas Gerais como líder na economia verde


Cadastra e Maeztra unificam marca; fusão fez dobrar a divisão de commerce da empresa


Recurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
Violência contra a mulher é mais comum aos domingos à noite em SPParcela entre 25 e 35 anos é a que mais registra ocorrências; governo afirma que ampliação de políticas públicas contribui para aumento de denúncias
7.mar.2025 às 23h00
Recurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
Itamar Vieira Junior, autor de 039;Torto Arado039;, terá curso de escrita criativa na CasaFolhaCom mais de 1 milhão de livros vendidos, escritor vai estrear em março na plataforma de streaming
22.fev.2025 às 23h00
Recurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
Defesa de Braga Netto diz que Cid foi coagido e mudou versão sobre generalNulidade da delação é um dos pilares da defesa prévia do general no caso da trama golpista
7.mar.2025 às 20h27Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.
Modal 500O jornalnbsp;Folha de S.Paulonbsp;(1921 - 2025)nbsp;eacute; publicado pela Empresa Folha da Manhatilde; S.A. CNPJ: 60.579.703/0001-48
NEWSLETTERCadastro realizado com sucesso!
OkPor favor, tente mais tarde!
Ok Anterior:joguinhos de verdade Opinião - No Corre: Os riscos do consumo excessivo de água
Próximo:tigre 777 login Especial de mulheres e 'A Divisão': O que ver na TV e no streaming nesta segunda